A Casa Carvalho Cerqueira

1 Logo Casa Carvalho Cerqueira Cópia

O conceito de “Casa” abarca os valores materiais e imateriais duma determinada família ou indivíduo.

A Casa Carvalho Cerqueira, hoje em dia, com base no sul de Portugal nomeadamente no Algarve, incorpora materialmente as propriedades familiares que entraram no núcleo varonil desta, através de heranças, casamentos e aquisições. Incorpora também os valores histórico-sociais da família Carvalho Cerqueira.

A família Carvalho Cerqueira começa a definir-se como autónoma em 1482 com Fernão Carvalho, cavaleiro fidalgo, alcaide-mor de Celorico de Basto, escrivão das sisas e dos órfãos do mesmo concelho. O bisneto de Fernão de Carvalho, António Carvalho, Tabelião de Unhão, justifica a sua Nobreza e descendência em 1572. João Gonçalves Carvalho, seu irmão, sucede na chefia da Casa e na linha varonil. A 20 de Maio de 1763, o seu descendente Manuel Luís Álvares de Carvalho justifica nobreza e regista armas plenas de Carvalho. No dia 12 de Fevereiro de 1817, o seu filho, também de nome Manuel Luís Álvares de Carvalho, casa com D. Joana de Miranda Monteiro de Barros Cerqueira, proveniente de uma família nobre de Amarante, passando a família a denominar-se Carvalho Cerqueira. Desde então as armas registadas por Manuel Luís Álvares de Carvalho foram utilizadas nas propriedades e casas de família como marca da sua proeminência e dos serviços prestados à Coroa e ao Estado Português.

No ano de 1924, o núcleo central da família desloca-se para o Algarve com o casamento do Juiz Francisco Luís Portilho de Carvalho Cerqueira com D. Fernanda Falcão Trindade de Carvalho Cerqueira a 5 de Abril desse ano.

O instituidor da Fundação, em 22 de Maio de 1981, regista armas perante o Conselho de Nobreza , hoje Instituto da Nobreza de Portugal, do qual é membro, tendo sido o dirigente juvenil da CILANE (Commission d'Information et de Liaison des Associations Nobles d'Europe), em Paris, a nível europeu durante vários anos e da ANHP (Associação da Nobreza Histórica de Portugal) em Portugal.

A família Carvalho Cerqueira é uma família de juristas com linhas colaterais de oficiais de milícias quando estes asseguravam a defesa nas várias províncias, tendo havido alguns que se destacaram heroicamente, nomeadamente na defesa do Algarve. Houve também membros da família nas linhas colaterais que tiveram proeminentes cargos políticos no poder central.

O fundador e Presidente da Fundação tem uma vida académica no âmbito do ensino de Segurança e Defesa nas Relações Internacionais.

1 Arquivo Nacional da Torre do Tombo – Tombo da Alcaidaria-Mor de Basto. Fundo Antigo, Liv. 284, fls. 55; Coutinho, José de Moura (1543), Memórias Genealógicas. Tomo V, s.e., s.l.; Mello Correa, Manuel, et al (1985), Anuário da Nobreza de Portugal. Vol. III. Tomo II, Instituto Português de Heráldica, Lisboa, p. 512; Fernandes, M. A. (1982), João Gonçalves Carvalho, o velho. In Cunha e Freitas, E. A., et al, Carvalhos de Basto. A descendência de Martim Pires de Carvalho, Cavaleiro de Basto, Porto, p. 105;
2 Arquivo Nacional da Torre do Tombo – Tombo da Alcaidaria-Mor de Basto. Fundo Antigo, Liv. 284, fls. 55; Coutinho, José de Moura (1543), Memórias Genealógicas. Tomo V, s.e., s.l.; Mello Correa, Manuel, et al (1985), Anuário da Nobreza de Portugal. Vol. III. Tomo II, Instituto Português de Heráldica, Lisboa, p. 512; Fernandes, M. A. (1982), João Gonçalves Carvalho, o velho. In Cunha e Freitas, E. A., et al, Carvalhos de Basto. A descendência de Martim Pires de Carvalho, Cavaleiro de Basto, Porto, p. 105;
3 Arquivo Nacional da Torre do Tombo – Cartório da Nobreza, m. 69, doc. N.º 38; Machado, José de Sousa (1931), Brasões Inéditos (Suplemento), Braga, p. 34;
4 Mello Correa, Manuel, et al (1985), Anuário da Nobreza de Portugal. Vol. III. Tomo II, Instituto Português de Heráldica, Lisboa, p. 512; Fernandes, M. A. (1982), João Gonçalves Carvalho, o velho. In Cunha e Freitas, E. A., et al, Carvalhos de Basto. A descendência de Martim Pires de Carvalho, Cavaleiro de Basto, Porto, p. 109;
5 Mello Correa, Manuel, et al (1985), Anuário da Nobreza de Portugal. Vol. III. Tomo II, Instituto Português de Heráldica, Lisboa, p. 513; Fernandes, M. A. (1982), João Gonçalves Carvalho, o velho. In Cunha e Freitas, E. A., et al, Carvalhos de Basto. A descendência de Martim Pires de Carvalho, Cavaleiro de Basto, Porto, p. 111;
6 Arquivo Pessoal do Fundador, Alvará do Conselho de Nobreza de 22 de Maio de 1981, Livro Um, número 792, fls 110 e 110 v.;

Fontes primárias:

Arquivo Municipal de Guimarães – Tabeliães de Guimarães, Liv. A-1-1-4, fls. 115 v.;
Arquivo Municipal de Guimarães – Tombo do Mosteiro de Telões, Liv. A-5-4-68, fls. 68 v.;
Arquivo Nacional da Torre do Tombo – Cartório da Nobreza, m. 69, doc. N.º 38;
Arquivo Pessoal do Fundador;
Coutinho, José de Moura (1543), Memórias Genealógicas. Tomo V, s.e., s.l.

Bibliografia:

Cerqueira Magro, António de Carvalho (1927), Fonte de Juvêncio. Romance e História. Notas sobre a vida, o túmulo, a ascendência e descendência de Egas Moniz, Companhia Portuguesa Editora, Lda, Porto;
Fernandes, M. A. (1982), João Gonçalves Carvalho, o velho. In Cunha e Freitas, E. A., et al, Carvalhos de Basto. A descendência de Martim Pires de Carvalho, Cavaleiro de Basto, Porto;
Machado, José de Sousa (1931), Brasões Inéditos (Suplemento), Impressões A Folha do Minho, Braga;
Mello Correa, Manuel, et al (1985), Anuário da Nobreza de Portugal. Vol. III. Tomo II, Instituto Português de Heráldica, Lisboa.

CV Académico do Fundador

José Miguel de Carvalho Cerqueira

Ciência ID4D1E-C92A-649A

Investigador Integrado

CEI-IUL – Centro de Estudos Internacionais ISCTE-IUL

2 Logo CEI IUL

Investigador Associado

CIDIUM – Centro de Investigação em Segurança e Defesa do Instituto
Universitário Militar

3 Logo CIDIUM

Investigador Associado

CINAMIL – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação
da Academia Militar

4 Logo cinamil

Investigador

Swedish Defense University

5 Logo SDU1

Vogal da Direção da Comissão de Migrações

Sociedade de Geografia de Lisboa

6 Logo SGL

Bolseiro da Força Aérea Portuguesa como Cadete Piloto Aviador, Piloto Privado de Aeronaves (PPA), aviões monomotores, Direção Geral de Aeronáutica Civil, Lisboa, Portugal; Piloto Comercial de Aviões, Hidroaviões, Helicópteros, com os ratings de Plurimotores, Voo instrumental e Helicópteros a turbojacto (Hughes 500), Federal Aviation Administration, Washington, EUA; Piloto Comercial de Aeronaves Direção Geral de Aeronáutica Civil, Lisboa, Portugal; Serviço Militar obrigatório no Estado-maior do Exército; Estudos em Teologia no Instituto Superior de Teologia de Évora, na Universidade Católica Portuguesa e na Pontifícia Universidade Lateranense, Cidade do Vaticano; em Humanidades na Faculdade de Humanidades e Ciência de Educação de Huelva, Espanha; Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa; Mestre em História Moderna e Contemporânea na especialidade de Relações Internacionais pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Curso Especial de Geopolítica da Europa, Centro de Estudos Europeus, Universidade Católica Portuguesa; Curso de Estudos Africanos, Instituto Universitário Militar; NATO Lessons Learned Staff Officer Course, SWEDINT, Livgardet, Suécia; CIMIC - Curso de Cooperação Civil-Militar (Staff Officer Course), Instituto Universitário Militar; NATO CMI/CIMIC Higher Command Course, NATO Civil-Military Cooperation Center of Excellence, The Hague, Países Baixos; Estudos avançados (3.º ciclo) em História, Estudos de Segurança e Defesa - ISCTE / Academia Militar; Doutorando Europeu (projeto de tese aprovado e depositado no repositório científico do ISCTE-IUL) em História, Estudos de Segurança e Defesa - ISCTE / Academia Militar / Swedish Defence University, Estocolmo.

A Casa Carvalho Cerqueira como
grupo empresarial

ccc18

O Grupo detém participações sociais em várias empresas tais como:

Lisaltur – Lisboa Algarve Turismo, S.A.;
proprietária do Hotel da Galé** (www.gale
-albufeira.com), dos Apartamentos Turísticos
Regina*** (www.regina-algarve.com) e do
Cyber Hostel no Estoril (a abrir em 2018);

8 Logo Lisaltur 9 Logo White Blue Green Hotels Logo

Gracer – Sociedade de Turismo do Algarve,
S.A.; proprietária do Eurotel Altura
(www.eurotel-altura.com), Ozadi Tavira Hotel
(www.ozaditavirahotel.com), Aldeamento Turístico
da Quinta das Oliveiras (www.eurotel-hotels.it);

10 Logo Eurotel Altura 11 Logo Ozadi

Casa Carvalho Cerqueira (Silvicultura e
Agro-Turismo), Unipessoal, Lda;

13 Logo CCC Unipessoal

As empresas componentes do Grupo desenvolvem a sua atividade económica na agricultura, indústria hoteleira, compra, venda e gestão de propriedades.

As suas raízes históricas são na atividade económica agrícola, agroindústria, no turismo e na imobiliária. O desenvolvimento da indústria hoteleira tem o seu núcleo principal no Algarve, onde detém propriedades bem localizadas e de relevante interesse turístico.

Estão agendados projetos bem definidos em património próprio que potenciam um desenvolvimento a realizar de forma pausada, conservadora e cautelosa, características fundamentais para um crescimento orgânico, de quem está no mundo empresarial há muito.

Casa Carvalho Cerqueira

Organograma do Grupo